Meu Medo De Falar Em Público

Meu Medo De Falar Em Público

Desde criancinha você deve ter na memória a lembrança do colega de sala de aula que era extrovertido, que não tinha vergonha de falar lá na frente, que sempre estava envolvido em todas as atividades, por outro lado você também deve se lembrar do coleguinha tímido, que ficava vermelho só de ouvir a professora falar seu nome e que jamais apresentou um trabalho por medo de falar em público.

Pois bem, não sei se você era a criança falante ou a tímida que jamais corria o risco de se expor, mas eu era da turma dos falantes. Na maioria das vezes apresentar o trabalho, visitar as outras salas em época de eleições para o grêmio (alguém é dessa época?…rs), representar a turma e a escola em situações diversas sobrava sempre pra mim e eu curtia fazer com muita naturalidade, quase sempre os colegas diziam “vai você, porque eu tenho vergonha…”.

Fala Muito

O moleque falante cresceu e seguiu pelos caminhos da comunicação, fui fazer teatro, brinquei de ser ator, locutor, tive minha banda, cantei em muitos bares e festas e também me tornei um Jornalista, daqueles que gostam de microfone, que fazem apresentações em eventos, conversam em podcasts, conduzem cerimônias de diversos tipos, enfim, um Comunicador Profissional com muitas horas de experiência em frente às cameras, luzes, microfones e muita ação.

Aprendi que essa vergonha e esse medo de falar em público que muitos colegas tinham tem um nome, se chama Glossofobia e falaremos dela nos próximos artigos. Um medo paralisante que faz as pessoas perderem boas oportunidades na vida, às vezes é a chance de finalmente falar com alguém que você paquera de longe, divulgar uma excelente ideia que você teve no ambiente de trabalho e receber uma promoção, fazer network, vender e defender suas ideias, fazer novos amigos, enfim, muitas situações são diretamente afetadas pela nossa habilidade de falar ou não de forma tranquila, articulada e desenvolta.

Seu Mundo Moderno e Conectado

Em tempos de redes sociais, vídeos curtos ou longos pra todo lado e uma enxurrada de conteúdos pelos mares da internet, muitas vezes as pessoas sentem que estão ficando para trás e nunca vão conseguir gravar um vídeo divulgando sua empresa ou seus serviços, vendendo seu peixe, conquistando seguidores e gerando negócios.

Mas ao mesmo tempo milhares de outras pessoas estão surfando essa onda com tranquilidade, se arriscam mostrando a cara e soltando a voz em diversas plataformas digitais, geram negócios e fazem muito dinheiro. Todo esse movimento naturalmente te leva para experiências e interações também no mundo real e eu quero te dizer que com um pouco de comprometimento e dedicação você consegue sim fazer parte de tudo isso!

Solte a voz do seu interior

Você pode até pensar “ah, mas eu não quero ser influencer, nem gravar vídeos, nem nada disso”. Pois é, eu sei, nem todo mundo precisa ser “artista” das redes sociais, blogueirinho famoso ou Youtuber, ser anônimo também tem suas vantagens, mas não é disso que estamos falando. Não queremos ensinar ninguém a ser famoso, eu quero que você entenda que treinar a sua habilidade de falar em público e se conectar com outras pessoas vai muito além das redes sociais, não se preocupe em ser o próximo hit da internet, nosso objetivo não é esse.

O Articulei! é um espaço para desenvolvimento pessoal. “Quem não se comunica se trumbica”, frase atribuída ao famoso apresentador de TV Chacrinha, um dos maiores comunicadores do Brasil. Por aqui vamos falar muito sobre ferramentas, livros, filmes e dicas diversas para que você possa praticar essa arte que abre as portas para os relacionamentos produtivos, as oportunidades de trabalho, negócios e o sucesso em todas as áreas da sua vida.

Te ajudar a desenvolver a habilidade de falar e se expressar com segurança e tranquilidade será o nosso grande desafio ao longo dessa jornada de conteúdos aqui no “Articulei!”. Ao ouvir seu nome sendo anunciado você vai se encher de energia e pensar “deixa comigo”. Bóra romper essa barreira e perder de vez esse medo de falar em público! Vamos juntos?

Rodrix

Dilson Rodrigues, Jornalista e Comunicador.

Deixe uma resposta